quinta-feira, 11 de junho de 2009

meu Velho e o Mar


* meu pai navegando na Baía de Todos os Santos -2008
the Will
Meu pai morreu e deixou para Nuno, o mais velho de todos nós, a cadeira de balanços, a vaca, todas as quinquilharias da garagem, o livro de receitas e, é claro, a batedeira de bolos (Nuno é o maior fazedor de bolos da redondeza. Nuno faz bolos de encomenda, de graça, de presente, de casamento, etcetera. Nuno é um padeiro de mão cheia!). Para nossa irmã caçula, Marlúcia, papai deixou o laboratório, a prancha de desenho, caixas e mais caixas de lápis, as réguas, os dois compassos e todas as borrachas. Para Marihill, nossa mana do meio, deixou o guarda-roupa com todos os uniformes de gala, o chapéu do Panamá, a bengala e muito dinheiro. Para Micahill, gêmeo de Marihill, deixou o toca fita, a vitrola e a guitarra angolana. Para Maribela, a que veio antes da caçula, deixou a biblioteca com tudo que estava ali; os livros, a mesinha de jacarandá, os vinis, os quadros de Frida Kahlo e Salvador Dali. Para nossa mama deixou, os travesseiros de macela, as redes do Ceará, o roseiral, vestidos e mais vestidos, o baralho de Tarot, os dois lampiões, todos os relógios, os retratos todos, uma carta de amor, a bola de cristal, a máquina fotográfica, o cavalo, Pilão-de-fogo, todos os móveis, trocentas tapeçarias de Kennedy Bahia e a casa número cento e seis.
No dia que meu pai morreu, fez uma ventania danada lá no porto da nossa cidade. De madrugada caiu uma chuva de açoite que não teve barco que ficasse quieto no cais. Para mim, papai deixou, frascos e mais frascos de patchouli, a casa número onze, o Corcel azul, a prancha de surf, rapé à vontade, a cachorra de três patas, o pato, a obra completa de Edgard Allan Poe, a caixa preta, o dedo verde, os tubos de ensaio, todos os crayons, a colméia de abelhas, o amor pelo mar, a bússola e o estaleiro com todas as quinquilharias dentro; barcos recém pintados, barcos inacabados, destroços de velhos barcos, pedaços de vigas, tábuas e mais tábuas, panos e mais panos para fazer velas de barco, etcetera. No banco do carona do Corcel, deixou um maço de Hollywood sem filtro, o boné, um protetor solar, uma carta naútica e, dentro do porta-luvas, o óculos de sol e um bilhete que... ainda não tive coragem de abrir


will I?

P.S.: I miss you so much, dad! So, soooooo much!


* a foto do meu pai é muito legal, o texto é ficção e a saudade é visceral.

25 comentários:

rm disse...

Claro que deve.

(o texto tá muito bom, nega. Gostei mesmo!)

Maria Elisabeth disse...

RM,
Também acho que devo, só não tenho coragem. Ainda!

(acho que enquanto você lia o texto eu o modificava)

Beijo.

Avassaladora disse...

Beth, que texto, moça!

Fui lendo e lembrando do meu...


No dia que meu pai morreu, deixou um baú cheio de história... que hoje tento contar para meus filhos...

Algumas lembro inteirinhas, outras esqueço, mas não esqueço, jamais, da felicidade de ficar sentada em seu colo, mais um monte de irmãos, ouvindo suas intermináveis histórias...


Vc faz a gente abrir um baú de recordações!


Sei bem como é visceral essa saudade!


Beijos em seu coração!

rm disse...

Ei Beth,
tenho a impressão de que você não fez propriamente alterações, mas acréscimos que enriqueceram ainda mais o texto.

Mantenho minha opinião (e gostei particularmente do "dedo verde").

Maria Elisabeth disse...

Ava, que legal te ter por aqui!

É isso mesmo, moça! Eles "nos deixaram um baú de histórias para a gente recontar”. Você foi em cima, amiga!

Meu pai morreu em março do ano passado. Mas com freqüência me pego pensando no contador de causos que ela era. As histórias brotavam do par de olhos negros que tinha. Os causos eram contados com emoção, principal elemento para se contar bem uma história. Os gestos eram ilustrativos, verdadeiros marcadores da ênfase. Ele usava a voz como uma extensão do corpo. O ritmo era contagiante! As pausas e os silêncios, em doses necessárias para a metabolização do que ouvíamos. Ele sabia criar suspense na platéia, ele sabia transformar a história num espetáculo. Acima de tudo, ele era espontâneo e hilário.

Seja ele, seja o seu pai, seja eu, seja você os velhos/novos contadores de histórias, a contação de histórias é, sem dúvida, uma experiência que nos marca para sempre.

É esse o nosso legado, esse repertório de causos: a nossa história.

Causos e mais causos no seu coração.

()()()()()()()()()()()()()

Ei Roney,
concordo com você.

Mate uma curiosidade minha em relação ao dedo verde!

rm disse...

Nada de mais não... Só lembrei-me de uma história infantil (de quando eu era criança), cujo título, salvo engano, era "O Menino do Dedo Verde".

Tetê disse...

Beth!



essas lembranças ainda me matam de saudade...

mas só porque tenho saudades de meus ausentes queridos que me fortaleço no equilíbrio necessário a minha sustentação.



Bjs!

Maria Elisabeth disse...

Oi, Tetê.

esse troço mata a gente!
esse troço fortalece!
esse troço sustenta o esqueleto!

Beijos, moça.


Roney.

É isso mesmo, nego! "O menino do dedo verde", Maurice Druon, escritor francês. Tu lembra da história, mineiro? Eu me “alembro”.

Tsitu, o menino do dedo verde, passa uma boa parte da infância tomando aulas com o jardineiro Bigode e com o Sr. Trovões, dono de uma fábrica de canhões. Bigode descobre que o guri tem um dom. O dom de plantar, o dom para a jardinagem.

"O polegar verde é invisível. A coisa se passa por dentro da pele: é o que se chama um talento oculto. Só um especialista é que descobre. Ora, eu sou um especialista. Garanto que você tem polegar verde."

Meu pai tinha “dedo verde”. Ele era um jardineiro e tanto! Tudo o que sei sobre jardinagem foi o meu pai quem me ensinou. Ainda estou aprendendo, mas não existe outra coisa no mundo melhor do que jardinar. Melhor do que isso só viajar! Esse espírito cigano que tenho, sempre arruma um jeito de ganhar a estrada. Assim era o meu pai, cigano. Ele adorava botar o pé na estrada e conhecer outros mundos, outros povos.

Filho de peixe, peixinho é!

Bom dia “procê”, moço bonito.

Maria Elisabeth disse...

ou melhor:
filha de peixe, peixinha é!

Marcos Satoru Kawanami disse...

por meio da ficção, deixa uma impressão do real.

identifiquei-me com o poema "tic-tac -meu mundo desfeito - tic-tac".

Calila das Mercês disse...

Beth!
Uau!

Que belo texto...

Estou até agora pensando...


Voltarei aqui mais vezes.

Beijos

Tetê disse...

Beth!!!


tic-tac

tic-tac


ainda na conta do seu
tic-tac...

e tempo passando e eu aqui a me deliciar com tudo isso!


bjs!

KiranLaxmiAnand disse...

Thank you Bechhi for the post. I miss your father, my dear friend. For a moment I felt he was alive, among us, sailing his boat. I know he is alive in us, and in a different form somewhere out there. Its a beautiful picture of him. It was such a great pleasure knowing your father. I do have vivid memories of him. He was a funny man. You seem to have his sense of humour and care for details, and his passion for the sea and boats. You both are certainly people from the Ocean, full of ocean.

Maria Elisabeth disse...

Boa tarde, todas e todos!

Galera! Escrevi uma resposta para cada um de vocês....há umas boas duas horas atrás! Cadê? Ela não está aqui? Será que postei em outro blog??? Ai ai ai!!! Se vocês acharem por aí ...me avisem onde foi parar, OK?

Então....recomeçando.

........................
Marcos Kawanami.

Bem vindo!

Fico feliz por você ter se identificado com alguma coisa por aqui.

Tô indo lá no seu blog, viu?

Um abraço.

........................
Calila!

Bem vinda!

Eu também fiquei pensando no seu texto, “Perdas”, um tempão. Cheguei até a ligar para dois amigos que não vejo há anos. Foi bom ter me dado essa chance de dizer para eles o quanto eles são importantes para mim.

Volte sempre.

Beijos.

........................
Tetê!!!
Que bom que você voltou. Fique à vontade.
Beijos.

........................
Kiran!Kiran!Kiran!

I knew this post would touch you. I knew it!

You’ve seen my dad so many times! You’ve known me for so many years! Enough, to enable you to grasp his nature, see and understand how similar we both are/were.

Indeed, "we are people from the Ocean and full of ocean".

Peace and love, my dearest friend!

P.S.: I know you miss my dad too! I know!

Tetê disse...

Beth,

bom domingo!

Bjss

Chorik disse...

Ficção ou não, o texto contém a realidade do seu amor por seu pai. Não é a primeira vez que você transmite essa verdade, não será a última. Bj Beth!

Maria Elisabeth disse...

Tetê,

O domingo foi muito bom!

Beijos

...............
Chorik,

Não, não foi a primeira e não será a última!

Beijos, querido.

Tetê disse...

Beth,

vontade de navegar mares...


Bjs!

Anônimo disse...

[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Codes[/url] gives you a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-money-maker/]Club Penguin Money Maker[/url] that allows you to gain a lot of coins in Club Penguin.
[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Codes[/url] also gives you [url=http://cpcheat.org/club-penguin-trackers/]Club Penguin Trackers[/url] such as a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-aunt-arctic-tracker/]Club Penguin Aunt Arctic Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-cadence-tracker/]Club Penguin Cadence Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-gary-tracker/]Club Penguin Gary Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-band-tracker/]Club Penguin Band Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-rockhopper-tracker/]Club Penguin Rockhopper Tracker[/url], and a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-sensei-tracker/]Club Penguin Sensei Tracker[/url].
Last,[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Cheats[/url] provides you with [url=http://cpcheat.org/club-penguin-bots/]Club Penguin Bots[/url] and [url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Mission Cheats[/url] and [url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Coin Cheats[/url]

Anônimo disse...

It's so easy to choose high quality [url=http://www.euroreplicawatches.com/]replica watches[/url] online: [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-rolex/]Rolex replica[/url], [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-breitling/]Breitling replica[/url], Chanel replica or any other watch from the widest variety of models and brands.

Anônimo disse...

90%19909 This has created a good part time income opportunity for the people who want to choose this lucrative career from the comfort of their homeIn order to fair well in your java technical interview, you should first test your java skills by going for some mock interview questions In this case, it is the particular Jersey Barrier's inherent design which has notably enhanced your safety of everyone involved in this sporting occasion hot jerseys on sale now Open question:hot jerseys on sale now about Sports, nhl ncaa, nba nfl, company www, post your answers to question: hot jerseys on sale now and help author:lucy ! Thanks to all users to create this page Denim jackets are also available for toddlers Taylor signed a four-year deal worth approximately $1
You wont have to spend valuable time looking for specialized professionals to do your translation and editing; the agency may have already identified teams who have successfully handled similar projects in the pastUsually vacation package booked earlier than two weeks fetch you a decent discount in airfaresThese injuries are to be taken seriously even if you'e not the one who actually received them A custom t-shirt is designed according to the specifications of individual purchaser They do their finest to personal enthusiastic soccer fans most likely probably the most fascinating along with fantastic soccer games while there are many different websites that present the online math coaching, one should forever go for the ones that are well established

[url=http://www.cheapjerseysgame.com/]cheap jerseys paypal[/url]
[url=http://www.denverbroncosofficialstore.com/]Peyton Manning Broncos Jersey[/url]
[url=http://redskinsfootballstore.com/]Robert Griffin III Jersey[/url]

Anônimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]free casino[/url] brake the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]free casino[/url] free no set aside perk at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]baywatchcasino.com
[/url].

Anônimo disse...

We [url=http://www.freecasinobonus.gd]slots[/url] obtain a corpulent library of unqualifiedly unsolicited casino games as a replacement for you to challenge privilege here in your browser. Whether you call for to unaccustomed a provisions recreation strategy or scarcely attempt out a some late slots once playing seeking legitimate in clover, we be undergoing you covered. These are the exact same games that you can treat cavalierly at veritable online casinos and you can part of them all quest of free.

Anônimo disse...

Ro1Nl1
[url=http://isabelmarantsneakerskoim.devhub.com/perfect-isabel-marant-zapatillas/]isabel marant madrid[/url]
[url=http://isabelsneaker.webs.com]isabel marant clothing[/url]
[url=http://kingyunujj.blinkweb.com/sac-longchamps-pas-cher.html]cartable longchamp[/url]

Dn3Qp1Yn9Eh6
http://ussneakershop.tumblr.com/13030502
http://gutianle.tumblr.com
http://isableingok.webgarden.com/sections/sac-longchamps-marque-bien

Anônimo disse...

gX1H1x http://www.christianlouboutinbestforus.com hI2N9p [url=http://www.christianlouboutinbestforus.com]cheap christian louboutin[/url] zP2P9m christian louboutin outlet iJ0E2a
eR5G6g http://www.frisabellemarantshop.com cH4N6y [url=http://www.frisabellemarantshop.com]sneakers isabel marant[/url] wS0M0j sneakers isabel marant gD5P6q
sM0O5q http://www.isabellemarantshopfr.com gW9B4r [url=http://www.isabellemarantshopfr.com]sneakers isabel marant[/url] jW6P6g isabel marant zO4D5y
bA3B8b http://mainlongchamp.webnode.fr rC0F2t [url=http://mainlongchamp.webnode.fr]sac à main longchamp[/url] oQ5O7w sac longchamp pliage kF5M6u